Instituição | História do Hospital

História do Hospital

Mesmo antes da sua emancipação, em setembro de 1959, Carlos Barbosa já pensava no seu hospital. Para dirigir esta obra comunitária, as lideranças barbosenses da época convidaram para esta missão a Congregação das Irmãs Passionistas. Sob a liderança da Irmã Tereza Dissegna, em 1966, foram construídas as instalações que originaram o Hospital São Roque. Instalado em um local privilegiado da cidade, conta com área física de 27,9 mil m², sendo que sua edificação horizontal é de 6,7mil m².

 

Em março de 2004, ao redirecionar as suas prioridades vocacionais, a Congregação constatou a necessidade de profissionalizar a gestão hospitalar, pois essa seria a alternativa correta para possibilitar a continuidade frente à nova realidade pela qual passava a Medicina. Na época, então, os gestores decidiram buscar outra instituição filantrópica para que desse continuidade e crescimento à história do Hospital São Roque, tão identificada com a comunidade de Carlos Barbosa. Assim, após muitas reuniões e acordos, o Hospital Tacchini,  de Bento Gonçalves, aceitou assumir a gestão assistencial e administrativa, resultando hoje, num 'Novo Hospital São Roque'.

 

Nestes quase treze anos de gestão do Hospital São Roque, o Tacchini - Sistema Integrado de Saúde implantou todo seu 'know-how' em gestão hospitalar,  trazendo para a instituição a sua estrutura, apoio financeiro para melhorias e crescimento, programas de qualidade para a busca da excelência assistencial, gerenciamento operacional para a sua sustentabilidade a um patrimônio que continua sendo da comunidade de Carlos Barbosa.