Dicas de Saúde

Saiba como evitar as queimaduras do Sol

 Sol é o principal responsável pelo envelhecimento da pele e pelo surgimento do câncer. urante o verão, os raios ultravioleta B, principais causadores do câncer de pele, apresentam maior intensidade e, por isso, todos os cuidados devem ser tomados para evitar a ação 8danosa do sol. As queimaduras provocadas pelo sol, embora comumente extensas, são quase sempre superficiais (de 1º grau). A pele fica vermelha, doída e irritada.

O horário entre 10h e 16h tem grande incidência de raios ultravioleta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele. Procure a sombra neste período.

 

Medidas de proteção:

- Filtro Solar: Use protetor solar com FPS mínimo de 15, o qual deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol e deve ser reaplicado a cada 2 horas, após mergulho, exercício ou suor excessivo. Use também protetor solar para os lábios.

 

- Roupas: A maioria das roupas absorve ou reflete os raios UV; roupas brancas e roupas molhadas e aderidas à pele não protegem adequadamente. Qualquer roupa é melhor que nenhuma, mas quanto mais apertada, maior será a proteção.

 

- Chapéu: Chapéu contribui na proteção solar de áreas propensas a uma exposição solar intensa, como os olhos, orelhas, rosto, pescoço e nuca.

 

- Óculos de Sol: A exposição solar pode causar catarata e outros danos oculares. Por isso, o uso de óculos com 99-100% de proteção UV protege os olhos dos danos da radiação solar.

 

- Sombra: Ficar à sombra ou debaixo do guarda-sol são medidas benéficas, mas não são suficientes. Saiba que  a radiação solar também reflete na água, areia, e no concreto.

 

fonte: www.dermatologia.net - www.dermanet.com.br - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro