Postado dia 14/04/2025 às 02:04

Tacchini BG inicia implementação de melhorias do projeto Lean nas Emergências

O Hospital Tacchini Bento Gonçalves deu início à implementação das melhorias sugeridas pela equipe do Hospital Moinhos de Vento, que faz parte do projeto Lean nas Emergências, uma iniciativa do governo federal voltada à otimização dos fluxos e processos no atendimento hospitalar, especialmente nos Prontos-Socorros. O objetivo é elevar a eficiência dos atendimentos sem necessidade de ampliação da estrutura física.

O Lean nas Emergências é baseado em metodologias de gestão que buscam aumentar a qualidade do atendimento e reduzir os tempos de espera. O programa ocorre em cinco fases ao longo de 18 meses, contando com o suporte de consultores especializados. Agora, o Tacchini avança para as últimas duas etapas, que envolvem a efetiva aplicação das melhorias sugeridas e o monitoramento dos seus resultados.

Diagnóstico e oportunidades de melhoria

Desde a adesão ao projeto, a equipe do hospital realizou um amplo levantamento de dados, analisando a demanda e a capacidade da instituição. A partir desse diagnóstico, foi elaborado um plano de ação detalhado, abordando pontos de melhoria nos processos do Pronto-Socorro.

O estudo também destacou os bons desempenhos do hospital em diversos aspectos, como o tempo porta-médico (intervalo entre a chegada do paciente e o primeiro atendimento pelo médico), que é de 33 minutos no Tacchini. Esse tempo está muito próximo do padrão da Emergency Department Benchmarking Alliance (EDBA), utilizado pelos hospitais americanos, que é de 30 minutos. Ao mesmo tempo, o número está bem abaixo da média brasileira, que varia entre 60 e 90 minutos.

Tempos de atendimento

Tempo de entrada até a saída de pacientes que não necessitam de internação: 95 minutos (quando a média de boa parte dos hospitais brasileiros é de cerca de 220 minutos);

Tempo de entrada até a decisão pela internação: 220 minutos (em muitos hospitais do país, esse tempo ultrapassa 350 minutos).

Primeira visita de implementação

Nesta semana, foi realizada a primeira visita de implementação, marcando o início das melhorias sugeridas pela equipe que faz parte do programa, formada por três consultores do Hospital Moinhos de Vento: Eduarda Bordini Ferro, Especialista Lean; Lucas Viana Coimbra, Médico Especialista Lean; e Arthur Felipe Ceraso, Líder Projeto Lean nas Emergências. 

O cronograma prevê a continuidade das visitas, acompanhamento dos planos de ação e monitoramento das práticas desenvolvidas pelo hospital dentro do conceito GAPE (Gestão de Alta Performance em Emergência).

Nos próximos seis meses, a equipe do Tacchini seguirá com a execução das melhorias, garantindo que as soluções implementadas se consolidem e possam ser aprimoradas mesmo após o fim do suporte externo do programa.

Capacitação da equipe

De 10 a 15 de fevereiro, seis profissionais do Tacchini participaram de uma capacitação em São Paulo, ao lado de cerca de 800 profissionais de mais de 100 hospitais. A experiência permitiu que o grupo multiplicador retornasse ao hospital com uma visão mais ampla sobre a importância de pequenas ações e seus impactos significativos em todos os setores do atendimento.

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO